segunda-feira, 2 de março de 2020

Política ao Almoço - I


O CLUBE ESTÁ DE VOLTA COM NOVAS INICIATIVAS Na passada quinta-feira deu-se a estreia de “Política ao Almoço “ no restaurante Clube dos Jornalistas. Convidado especial, o Secretário Geral Adjunto do PS - José Luís Carneiro- aceitou uma conversa sem reservas dirigida pela Directora da Lusa mas também com a participação dos membros do Clube de Política presentes. Luísa Meireles não deixou a moderação em mãos alheias e trouxe para o debate temas como:
- O papel do movimento sindical e a sua articulação com os partidos políticos mas muito em especial com o PS;
- A não inclusão de sindicalistas nas listas de deputados;
- A importância do próximo Congresso do PS para o aprofundamento destas questões; Também vieram à baila:
- Quotas ou lugares reservados para sindicalistas nos órgãos do partido, aliás uma questão que dividiu os presentes;
- Um novo equilíbrio entre os resultados dos Acordos da Concertação Social e o papel do Parlamento;
- Como reforçar o papel da Concertação sem retirar autonomia aos sindicatos;
- Como reforçar o papel da Tendência Sindical Socialista nacional nos Estatutos do PS;
- Os novos desafios que se colocam aos partidos e ao movimento sindical.
- O papel importante da Corrente Sindical Socialista no novo panorama sindical português e como lhe dar mais força.
Outras questões como a caducidade, o princípio do tratamento mais favorável, as alterações à legislação do trabalho, a conciliação trabalho família, a valorização das organizações sindicais “tradicionais” como forma de suster populismos sindicais ou os chamados movimentos inorgânicos e o perfil da nova Secretária Geral da CGTP e as futuras orientações políticas da Central, fizeram ainda parte do debate trazidas pelos diversos participantes.
Tudo isto foi abordado com simplicidade, conhecimento e total abertura mas com a natural contenção que cabe a um Secretário Geral Adjunto que sem nunca se furtar a qualquer questão preferiu sempre sublinhar o lado positivo dos ganhos inquestionáveis dos últimos quatro anos do governo socialista e o lado heterogéneo do P S que a todos/as acolhe sem complexos e em igualdade e com todos/as pretende construir um Portugal mais avançado.
Parabéns José Luís Carneiro!
No próximo dia 25 de Março esperamos ter um “Política ao Almoço” bem saboroso com a presença da Presidente da CITE - Carla Tavares - sobre igualdade de género, paridade e conciliação “ Do muito que se fez ao que falta ainda fazer: o que os homens têm a ganhar”.
Wanda Guimarães

 Algumas fotos ilustrativas do encontro:
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

NUNCA DIREMOS ADEUS

Foram 8 anos, intensos, desafiantes, de recuperação de direitos e rendimentos, de estabilidade e de progresso para Portugal, muito para além...