A 19 de abril de 1973, na cidade alemã de Bad Münstereifel, o Congresso da Acção Socialista Portuguesa (ASP), “ponderando os superiores interesses da Pátria, a actual estrutura e dimensão do movimento, as exigências concretas do presente e a necessidade de dinamizar os militantes para as grandes tarefas do futuro, deliberou transformar a Ação Socialista Portuguesa em Partido Socialista“.
A história que se segue é, em grande medida, a história da democracia portuguesa e das suas conquistas. 50 anos volvidos sobre a fundação, o Partido Socialista orgulha-se de um trajeto feito de ideologia e concretização. De Mário Soares a Jorge Sampaio, passando por tantos outros, muitos são os que trabalharam e trabalham diariamente, de forma decisiva, para concretizar a visão dos fundadores: um país mais justo, mais próspero, menos desigual, e mais aberto ao mundo.
50 anos volvidos, a vontade de prosseguir este caminho é tão grande e resoluta como no primeiro dia. Comemoramos a admirável história do Partido Socialista e fazemo-lo de olhos postos no que está para vir, apostados em construir um futuro pleno para todos os Portugueses, um futuro inspirado pelo caminho que nos trouxe até aqui.
Um futuro com história. Parabéns, Partido Socialista!
No dia 19 de Abril de 2023, o Partido Socialista iniciou as celebrações do seu 50º aniversário. Antes da Sessão de Abertura das Comemorações, dirigentes e militantes do Partido Socialista, deslocaram-se ao Cemitério dos Prazeres para uma sentida homenagem aos fundadores, Mário Soares e Maria Barroso, pelo seu enorme legado de cultura cívica e democrática ao serviço do Partido Socialista e, fundamentalmente, do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário